domingo, 24 de maio de 2009

A Igreja Católica e a Teoria da Evolução de Charles Darwin

Esse mês uma reportagem da Scientific American Brasil me deixou pensativo. A reportagem era sobre a nossa pequena diferença genética em relação aos chimpanzés (cerca de 1%). Um amigo do Veritas (Erimar) queria informações a cerca do debate sobre o criacionismo e o evolucionismo, então me pus a procura de artigos na Internet que pudessem elucidar essa questão.

Dentre as descobertas constatei que:
- O papa Bento XVI desqualifica a teoria do "design inteligente" por ser parcial e seletiva no que diz respeito às provas.
- O papa João Paulo II declarou que: a teoria da evolução é "mais que apenas uma hipótese" e que é compatível com a fé cristã.
- O papa Pio XII na Encíclia Humani Generis permite a discussão do evolucionismo como hipótese mas condena o poligenismo como contrário a Fé Cristã.

Nenhum dos três declarou infalivelmente mas todas as afirmações fazem muito sentido e buscam conciliar a Fé Cristã com o conhecimento científico a cerca da origem do mundo. Quando tiver mais tempo lerei a encíclica de Pio XII e posto alguma coisa aqui sobre. Abaixo, o link de algumas notícias que considero relevantes sobre o tema.

Papa Bento 16 vai discutir teoria da evolução com ex-alunos

Papa Bento XVI aceita a teoria da evolução

Papa defende a Evolução

Papa questiona teoria da evolução de Charles Darwin

Nenhum comentário: