quarta-feira, 4 de março de 2009

VGA [SiS] 771/671 no ubuntu 8.10 (Intrepid)

Recentemente configurei um Notebook da Positivo e qual foi a minha surpresa quando instalei o Ubuntu 8.10 e a resolução não passava de 600x800... ninguém merece. Então, procurei na internet algo que me ajudasse e depois de muita busca, teste e surra, finalmente consegui. Segue abaixo, os passos que tracei para solucionar meu problema com o vídeo. Espero que ajude outras pessoas...

O controlador de vídeo é:
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

Procedimento:
  1. Remova qualquer menção a drivers no xorg.conf com: sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
  2. Baixe e instale o driver.
  3. Abra o xorg.conf com gksu gedit /etc/X11/xorg.conf e insira a linha Driver "sis671" dentro de Section "Device"
  4. Reinicie o computador (reiniciar apenas o "X" deveria bastar, mas para mim não deu certo).
Isso resolveu o meu problema.

A solução original pode ser encontrada em:
http://linuxieu.blogspot.com/2009/01/vga-sis-771671-no-ubuntu-810e.html

Nenhum comentário: