sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Carta Encíclica Fides et Ratio do Sumo Pontífice João Paulo II aos bispos da Igreja Católica sobre as relações entre fé e razão

Há tempos atrás (meados de 1999... 2000...) tive uma crise de fé que me fez oscilar entre o cristianismo e o ateísmo (incrível...). Naquela época conheci um padre salesiano (falecido em 2006) chamado Lourenço Bertolusso que me indicou um livro lançado havia pouco tempo (1998) pelo então papa João Paulo II. O livro falava sobre a busca pela Verdade utilizando a razão e me ajudou a fundamentar as bases para o caminho que trilho nos dias de hoje.

É certo que estive durante alguns anos (meios de 2002 a 2007) após esse episódio de certa forma disperso e fugindo daquilo que Deus traçou para a minha vida. Entretanto, percebo que não estaria aqui hoje se não fosse esse estimado sacerdote (em que a única oportunidade que o encontrei e que conversei foi justamente a que me indicou esta encíclica) e esse "pequeno-grande" livro do filósofo polonês.

Imensa surpresa tive esta semana quando encontrei um resumo feito por mim em 2002 (devido a um trabalho de filosofia no Ensino Médio) da Encíclica do Papa. Mais ainda impressionante é que daqui a dois dias fazem 10 anos que esta carta foi publicada (parece até coincidência - juro que não foi de propósito). Creio que esses fatos me apontam a nova leitura deste texto (que cheguei a ter novo contato no ano passado mas não fui muito longe), pois bem, enquanto não a faço postarei aqui na íntegra o meu resumo escrito em 2002.

Nenhum comentário: