segunda-feira, 31 de março de 2008

Missão de Fim de Semana

Neste último fim de semana de março, o Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI - manaus) esteve em missão no interior do Amazonas, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (zona rural do município de Manaquiri), a visita foi organizada e liderada pelo P. Adelson, sj.

Apesar do pouco tempo disponível (chegamos no início da tarde de sábado e retornamos à Manaus na tarde do Domingo) foi um momento de reflexão sobre a realidade das comunidades ribeirinhas, suas dificuldades e peculiaridades. Nesses dias pudemos constatar o descaso e abandono em que se encontram nossos irmãos na fé católica por conta do baixo número de vocações sacerdotais, nesse contexto, vimos um crescente aumento das seitas protestantes na região e a acentuada desarticulação das comunidades católicas ali existentes.

O itinerário do fim-de-semana consistiu em visitar algumas famílias, celebrar a Santa Missa e um breve encontro com a juventude local (que anseia por reanimar os jovens à participar das atividades da comunidade). Ficou como sugestão o posterior envio de mais jovens em missão para iniciar um trabalho pastoral efetivo nessa comunidade (organização de grupos, pastorais e formação cristã).

-------------

"Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8,28)

Nenhum comentário: