segunda-feira, 2 de julho de 2007

significação de alguns termos referentes à Liturgia e Missa...

Como sei que algumas das pessoas que lêem este Blog não possuem em seu vocabulário alguns termos (ou se possuem não sabem exactamente o que significam) que são utilizados nas postagens.
Segue uma lista com alguns destes... Qualquer outro termo que não conheçam não se acanhem em pôr a dúvida nos comentários... =)


LITURGIA:
palavra grega composta de leiton, que significa público, e de ergon, que significa obra ou ato público, o que em português chamamos de serviço divino. Os livros que contêm o modo de celebrar os santos mistérios denominam-se liturgias.

Litúrgico: que pertence ou se refere às liturgias.

Liturgistas: escritores ouestudiosos de liturgia.

RITO: em latim ritus, significa um uso ou uma cerimônia que segue uma ordem determinada. Diz-se também rite ou recte para indicar o que está bem feito, com ordem, segundo o costume. Assim se diz rito romano ou milanês conforme prescrito em Roma ou Milão.

Ritual: livro que prescreve o modo de administrar os sacramentos.

MISSAL: livro que contem tudo o que se diz na Missa no decorrer do ano.

ORDO ROMANO: livro que continha a maneira de celebrar as missas e os ofícios dos principais dias do ano, em especial os dos 4 dias da Semana Santa e da oitava da Páscoa. Este ORDO posteriormente foi aumentado e denominado cerimonial.

ORDINÁRIO DA MISSA: reúne o que se diz na Missa comum, para distingui-lo do que é próprio para as festas e demais dias do ano.

Fonte: (Anônimo), Micrólogo. "Catecismo da Missa". MONFORT Associação Cultural.
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=documentos&subsecao=catecismo&artigo=missa

Nenhum comentário: